Perguntas e Respostas sobre Perícia Judicial - Parte 1

Quais profissões têm maior volume de serviço como perito judicial?
O mercado profissional de perito judicial é maior para administradores, contadores, economistas, engenheiros civis, arquitetos, médicos e agrônomos. Apenas profissionais com curso superior podem ser peritos judiciais.
O número de perícias existente para outros cursos superiores pode ser pequeno, vai depender do tamanho do cidade. O interessado deve pesquisar, junto ao foro e aos advogados, se a sua área é promissora onde reside e arredores.

Onde é possivel ser perito judicial?
Podemos ser peritos judiciais na Justiça Estadual, Federal e do Trabalho. As rotinas e os serviços do perito da Justiça Estadual e Federal são idênticas, portanto o mesmo profissional pode trabalhar nas duas justiças.
A Justiça do trabalho tem uma enorme quantidade de perícias de cálculos financeiros que são realizadas por administradores, contadores e economistas. As perícias de segurança e medicina do trabalho, também em enorme quantidade, são realizadas por engenheiros, arquitetos, agrônomos e médicos que possuem curso de especialização (pós graduação) em segurança ou medicina do trabalho.

Qual o serviço do perito judicial?
O trabalho se resume em realizar um laudo que será prova dentro do processo onde o profissional foi nomeado. Para cada processo que necessitar de esclarecimento técnico-científico, haverá um perito.

Qual é o prazo para entrega do serviço?
Os horários de trabalho e prazo de entrega de laudos são flexíveis, o perito judicial é, praticamente, quem determina.

É necessário fazer concurso para ser perito judicial?
Não é necessário concurso para ser perito judicial, a atividade é semelhante a de um profissional liberal. 

Quais são as exigências para o cargo?
As principais exigências são: honestidade e um trabalho de boa qualidade. Saber da rotina e burocracia forense é essencial para não atrapalhar o andamento do processo, o juiz e as partes. Perito judicial que não conhece a burocracia tem grandes possibilidades de não alcançar o sucesso e de não permanecer na atividade. 

É necessário pertencer a uma entidade de peritos ou ter curso para ser perito judicial?
Para ser perito judicial, não é necessário pertencer a algum conselho de peritos judiciais, municipal, estadual ou nacional, a algum instituto de peritos judiciais ou a qualquer outra agremiação. Deve ficar claro que todas essas agremiações são associações de pessoas que se reúnem buscando interesses diversos, sem caráter oficial, embora possa o nome da entidade parecer oficial. A nomeação de perito não segue qualquer lista de profissionais que pertençam a um conselho de peritos judiciais, a um instituto de peritos judiciais ou a uma associação. Tampouco é necessário realizar curso para ser perito judicial. Basta apenas o curso superior na área em que ocorrer a perícia.
O profissional respeitável que costuma ser nomeado perito judicial NÃO deve portar carteira ou carteirinha de perito judicial, pois será mal interpretado pelos advogados e juízes. O que identifica a nomeação é a intimação que recebe.

Para saber mais entre em contato conosco por telefone: +55 11 2291-0680

Sobre nós - Perícia Assessoria
A Perícia foi criada para assessorar empresas nos serviços referentes à Engenharia e Medicina do Trabalho.

Nossa empresa é especializada no acompanhamento de perícias judiciais trabalhistas, oferecendo suporte técnico a seus clientes em todas as fases processuais relacionadas às perícias judiciais, como também avaliando todo o processo operacional, gerando alternativas para a eliminiação das condições de risco existentes. 

Sempre comprometidos com a qualidade na prestação dos serviços e respeitando prazos e condições de seus clientes, mantemos uma equipe formada por Médicos e Engenheiros de Segurança do Trabalho altamente capacitados e com vasta experiência na área.

A Perícia Assessoria trabalhará para reduzir seus gastos com Perícias Judiciais Trabalhistas. Realizamos o acompanhamento técnico de perícias judiciais trabalhistas, aumentado sua taxa de sucesso e gerando economia nos processos relacionados a condições de insalubridade e periculosidade. 

Trabalhamos na análise de fatores relacionados a insalubridade e periculosidade e na elaboração de um plano de ação para eliminarmos os riscos que estão gerando as perícias trabalhistas.

Sempre comprometidos com a qualidade na prestação dos serviços e respeitando prazos e condições de seus clientes, mantemos uma equipe formada por Médicos e Engenheiros de Segurança do Trabalho altamente capacitados e com vasta experiência na área.

Entre em contato conosco 

Entre em contato conosco pelos telefones +55 11 956375561 (Comercial)
+55 11 992542211 (Administrativo)
ou pelo email: contato@periciaasessoria.com.br
e solicite uma avaliação.

Siga-nos em nossas Redes Sociais


Desenvolvido por LantinDesign

Perícia Assessoria
Tel.: +55 11 956375561 (Comercial)

Inscreva-se em nosso mailing para enviarmos novidades!